segunda-feira, 28 de julho de 2014

Luis Fernando Verissimo e Arlete Salles no SESC literatura

Luis Fernando Verissimo é o próximo convidado do Sesc Literatura, em Juiz de Fora.
 O consagrado escritor gaúcho participa do projeto, em 30 de julho (quarta-feira), no Cine Theatro Central. Na ocasião, ele terá seus textos lidos pela atriz Arlete Salles. O evento ocorre às 20h e tem entrada gratuita. A distribuição de senhas começa uma hora antes da palestra.
 A programação ainda contará com a realização de oficinas de leitura, que mostrarão como se utiliza o ensino da língua e como se desenvolve o prazer em ler na sociedade contemporânea. Os temas trabalhados nas atividades são sempre relacionados às obras dos escritores em questão. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail cadijacosta@sescmg.com.br, durante o período de 28 de julho a 1º de agosto.

SOBRE O SESC LITERATURA
Apostando na diversidade dos autores e dos estilos literários (poesia, contos, crônicas, romances, ensaios e dramaturgia) para atender aos mais variados públicos, o Sesc Literatura espera proporcionar uma perspectiva mais rica e abrangente no cotidiano dessas pessoas por meio da leitura. O que se pretende é a formação gradual e prazerosa de um público leitor, a partir da sensibilização dos participantes para as inúmeras possibilidades do universo amplo – e por vezes desconhecido – dos livros.
O projeto ainda realizará mais quatro edições na cidade este ano.

AS OFICINAS
02/08, das 9h às 12h:
Oficina: A literatura de cada dia
Ementa: A oficina tem como objetivo discutir o gênero crônica e suas possibilidades de criação, a partir da obra de Luiz Fernando Verissimo. Serão discutidos ainda o papel deste tipo de texto na formação de leitores e articulações teóricas ligadas a essa questão. Ao final da oficina, o aprendiz será capaz de reconhecer especificidades da crônica, analisar os vários aspectos deste gênero e ainda produzir textos que se aproximem dessas características.
Oficineira: Laura Assis
02/08, das 14h às 17h
Oficina: Histórias em Quadrinhos: o que são e por que qualquer um pode fazer
Ementa: Apesar do preconceito de que HQs são ‘coisa de criança’, algumas pesquisas afirmam que a fusão de imagem e texto escrito faz dessa mídia um dos veículos com maior potencial de comunicação. Cada vez mais, os quadrinhos tem ganhado espaço, seja no entretenimento, na educação, e em tantas outras áreas. Nesse curso será discutido o que diferencia os quadrinhos de outros suportes, quais ferramentas são necessárias, como otimizar a prática com o uso da tecnologia, e porque é possível fazer (bons) quadrinhos mesmo sem entender muito de desenho. Também serão apresentadas práticas orientadas, inspiradas por extratos da obra de Luís Fernando Verissimo.
Oficineiro: Rafael Senra

SOBRE O ESCRITOR
Luis Fernando Verissimo é escritor, jornalista e cartunista, nascido em Porto Alegre. Filho do grande escritor Érico Verissimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, aos 16 anos. Foi morar nos Estados Unidos, estudou na Roosevelt High School, de Washington, onde também estudou música, sendo, até hoje, inseparável de seu saxofone.
Iniciou sua carreira como jornalista no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966. Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhã. Em 1975, retorno ao seu antigo emprego, o sucesso dos textos produzidos nesta época garantiu o lançamento do livro A Grande Mulher Nua. Participou também da televisão, criando quadros para o programa Planeta dos Homens, na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série Comédias da Vida Privada, baseada em livro homônimo.
Escritor prolífero possui uma vasta produção de crônicas, contos, romances e poesias, passando pelo Infanto-juvenil e se estendendo às antologias e publicações sobre viagens, com foco na culinária. Na opinião de Jaguar, "Verissimo é uma fábrica de fazer humor. Muito e bom”.

SERVIÇOS
Evento: Sesc Literatura: Grandes Escritores, com Luis Fernando Verissimo e leitura de textos de Arlete Salles
Data: 30 de julho
Horário: 20h
Local: Cine Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n°, Centro – Juiz de Fora/MG)
Entrada Gratuita com distribuição de senhas uma hora antes do evento.
Evento: Oficinas de Leitura – Sesc Literatura: Grandes Escritores
Data: 2 de agosto
Horário: das 9h às 12h, A literatura de cada dia; das 14h às 17h, Histórias em Quadrinhos: o que são e por que qualquer um pode fazer
Local: Sesc Juiz de Fora (Av. Barão do Rio Branco, 3090, Centro – Juiz de Fora/MG)
Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail cadijacosta@sescmg.com.br, durante o período de 28/07 a 1º/08.
Informações para a imprensa: (31) 3279-1457 / 8744-5409 / imprensa@sescmg.com.br
Informações sobre o evento: (32) 3311-6943


Fonte: SESC - MG