sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uma noite de crônicas e risadas


O escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo foi o convidado da edição de julho do Sesc Literatura – Grandes Escritores, realizado em Juiz de Fora, na quarta-feira (30/07). O evento contou com a presença de mais de 1.600 pessoas que lotaram o Cine Theatro Central e com a participação da atriz Arlete Salles, lendo textos do autor.
 Ao longo de quase duas horas, Veríssimo contou um pouco de sua experiência como jornalista, músico, o relacionamento com a família e, principalmente, sobre a sua obra. Segundo o escritor, produzir crônicas não é algo tão simples. “O começo e o fim do texto são difíceis, pois tem que começar bem e terminar bem amarrado, mas o meio é mais fácil”, brincou.
E o público viajou no tempo com as histórias narradas e se divertiu com a interpretação das crônicas feitas por Arlete Salles. Para Eduardo Silva Lima, trabalhador do comercio de serviços que foi a todas as edições do projeto desde sua criação, o evento possibilita que os moradores tenham acesso a eventos de qualidade. “É muito bacana ter essa oportunidade de ter contato com autores que enriquecem tanto a nossa cultura”, destacou.
O objetivo do Sesc Literatura é proporcionar uma perspectiva mais rica e abrangente no cotidiano dessas pessoas por meio da leitura. O que se pretende é a formação gradual e prazerosa de um público leitor, a partir da sensibilização dos participantes para as inúmeras possibilidades do universo amplo – e por vezes desconhecido – dos livros.
O superintendente de Cultura do Sesc, Gustavo Guimarães Henrique, destacou que existem dois aspectos interessantes dentro do projeto, a descentralização da produção artística de qualidade e a valorização dos grandes nomes da literatura. “Estamos preservando esses autores e apresentando para a plateia”, afirma.
Juiz de Fora vai receber, ainda, mais quatro edições do Sesc Literatura. O próximo convidado será Roberto da Matta, em agosto.

Fonte: SESC MG