sábado, 20 de agosto de 2011

Relembre "Irma Vap - O Retorno"


Irma Vap - o retorno (2006) é um filme Brasileiro derivado de uma peça O Mistério de Irma Vap, de Charles Ludlam, maior sucesso de público da história do teatro brasileiro. A peça ficou em cartaz por 11 anos e teve um público estimado de 3 milhões de espectadores. É o último filme que atuou o ator Francisco Milani.

                                                                       Sinopse


O filme começa com a morte do Pai de Luiz Alberto (Leandro Hassum) que era um dos renomados atores da peça “Irma Vap”. Com a morte de seu pai, as dividas passam a ser de Luis Alberto, que decide remontar a peça numa esperança de resolver seus problemas financeiros e de prestar uma homenagem ao Pai.

Luis Alberto e Otávio Augusto (Marcos Caruso) – Otávio era companheiro de cena do pai de Luis – tentam comprar os direitos da peça que são de Tony Albuquerque (Marco Nanini), que é um dos atores da versão original de “Irma Vap” e está paralítico. Tony é mantido preso num quarto pela sua irmã Cleide Albuquerque (Marco Nanini) que sem que ele saiba vende os direitos da peça.

A aposta nessa remontagem, é em dois jovens talentos os comediantes Leonardo Aguiar (Thiago Fragoso) e Henrique D'Ávila (Fernando Caruso) e chamam para dirigir a peça um velho amigo de Tony, Darci Lopes (Ney Latorraca).

Cleide tenta esconder do irmão de todas as maneiras possíveis que a peça vai ser relançada, chegando até mesmo a recortar uma parte do jornal diário de Tony para que ele não veja o anuncio da peça, mas ele acaba vendo na televisão e quando confronta a irmã ela simplesmente o ignora.

A irmã que é alcoólatra tem que imitar a voz de Tony para pedir suas bebidas. Ela maltrata muito o irmão. Ela se apaixona por Leonardo e em uma de suas tentativas de seduzir o rapaz na sua casa, Tony consegue por meio de uma mensagem escrita em um papel falar sobre sua situação. Leonardo conta para Darci que Tony está preso e eles enganam Cleide para que Tony seja libertado.

Pouco antes de a peça começar Cleide tenta mais uma vez seduzir Leonardo que foge da tentativa dizendo que é gay e tem um caso com Henrique. Numa crise de raiva pela rejeição Cleide coloca remédios em todos os líquidos que seriam bebidos pelos atores e pela equipe da peça e consequentemente eles caiem no chão dopados.

Tony e Darci descobrem que foi Cleide quem sabotou a peça e num ao de desespero decidem eles mesmos atuarem na peça. Ao entrar em cena todos se surpreendem ao ver os dois no palco. Tony no inicio tem certa dificuldade, más milagrosamente volta a andar - algo como se sua essência vital fosse a arte de atual e que ela o curou – todos adoram a peça e Tony e Darci são muito aplaudidos.

Um filme bem interessante, que conta uma divertida historia. Um bom enredo que como na maioria dos filmes brasileiros acaba com um final Feliz.

                                                                       Elenco

Marco Nanini - Tony Albuquerque/Cleide Albuquerque
Ney Latorraca - Darci Lopes/Odete Lopes
Thiago Fragoso - Leonardo Aguiar
Marcos Caruso - Otávio Gonçalves
Fernando Caruso - Henrique D'Ávila
Leandro Hassum - Luiz Alberto
Pedro Henrique - Cleide/Tony (criança)
Guida Vianna - Mãe de Camila
Miguel Magno - Pai de Camila
Luísa Arraes - Camila
Analu Prestes - Figurinista da peça teatral
Flávia Guedes
Maria de Sá
Arlete Salles
Cavalinho
Francisco Milani
Marieta Severo
Diogo Vilela
Louise Cardoso
Paulo Betti
Pedro Bial

Abaixo você pode assistir o trailler do filme e as cenas onde Arlete aparece!







Fonte: Wikipedia