quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relembre "Fera Ferida"

Autoria: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares 
Colaboração: Marcia Prates e Flávio de Campos 
Direção: Dennis Carvalho, Marcos Paulo, Carlos Magalhães e Carlos Araújo 
Período de exibição: 15/11/1993 – 16/07/1994 
Horário: 20h30 
Nº de capítulos: 221 


- O enredo de Fera ferida foi inspirado no universo ficcional de Lima Barreto, mais especificamente nos romances Clara dos AnjosRecordações do escrivão Isaías Caminha,Triste Fim de Policarpo QuaresmaVida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá e em personagens dos contos Nova Califórnia e O Homem que Sabia Javanês. A história tem início quando o antigo prefeito da fictícia Tubiacanga, Feliciano Mota da Costa (Tarcísio Meira), acredita que a cidade esconde preciosas minas de ouro. Ao seu lado estavam os companheiros Major Emiliano Bentes (Lima Duarte), Professor Praxedes (Juca de Oliveira) e Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana). Para provar ao povo de Tubiacanga que está certo, Feliciano mostra uma enorme e brilhante pepita de ouro em plena praça pública, causando um rebuliço entre os tubiacanguenses. Com a pedra nas mãos, o prefeito consegue convencer a todos a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração na cidade.
- O destino de Feliciano, no entanto, não seria tão promissor como parecia. A notícia de que a cidade estava cheia de ouro se espalha, e Tubiacanga é invadida por garimpeiros. Dos males esse seria o menor. Quando Feliciano volta da capital com a riqueza da cidade revertida em dólares, revela-se que a pepita que ele mostrara ao povo não era de ouro. Enfurecida, a população se volta contra ele. Para piorar sua situação, a mala com o dinheiro que trouxera da capital desaparece misteriosamente, e seus companheiros acabam ficando contra ele, acusando-o de ladrão. Feliciano, na realidade, fora enganado pelo assessor Demóstenes (José Wilker). Em meio a uma revolta popular, o prefeito se vê obrigado a fugir com a mulher e o filho de canoa. Perseguidos, ele e a mulher Laurinda (Lucinha Lins) são atingidos por um pistoleiro e morrem afogados. Feliciano Junior (Diogo Bandeira) enterra os pais e jura se vingar. Essa parte da história é mostrada no primeiro capítulo da novela e ao longo da trama, em flashback
.
- Quinze anos depois da desgraça, Feliciano Júnior chega a Tubiacanga, sob a identidade de Raimundo Flamel (Edson Celulari). Alquimista, cheio de mistérios sobre seu ofício e seu passado, ele aguça a ambição e a cobiça dos moradores da cidade ao se dizer capaz de transformar ossos humanos em ouro. Decidido a vingar a morte do pai, Flamel usa diversas estratégias para acabar com os responsáveis pela tragédia de sua família. Ele não contava, entretanto, que se apaixonaria perdidamente por Linda Inês (Giulia Gam), filha do prefeito Demóstenes (José Wilker), seu principal inimigo. O segundo alvo de Flamel é o Major Bentes, um homem ambicioso e prepotente, que tivera um filho bastardo com a perigosa Salustiana Maria Tibiriçá (Joanna Fomm), Cassi Jones (Marcos Winter), e vive perturbado por esse passado. Os dois travam uma verdadeira disputa pelo poder, usando como pretexto o filho que Salustiana jura ser dele. O filho legítimo de Major Bentes, Guilherme (Rúbens Caribé), é apaixonado por Linda Inês, sua namorada, mas a moça não tem o mesmo sentimento por ele. O vereador Numa Pompílio de Castro e o Professor Praxedes de Menezes são os outros alvos da vingança de Flamel.
- Ao lado de Flamel estão Genival Gusmão (Ewerton de Castro), seu secretário e ouvinte, e Margarida Pestana (Arlete Salles), irmã de Laurinda e madrinha de Flamel, a quem ele revela seu segredo. Mãe de Isoldinha (Anna Aguiar) e Sigfrida (Débora Evelyn), Margarida trabalha como costureira. Viúva, ela é discriminada pelo povo de Tubiacanga por ser uma mulher independente e por pertencer à família dos Mota da Costa. Para se vingar dos maus-tratos das ricas mulheres da cidade, Margarida tem seus pequenos truques: volta e meia deixa uma agulha no vestido, faz a saia um tamanho menor do que o número certo da cliente e desenvolve o mesmo modelo de roupa para duas mulheres que se odeiam usarem em uma mesma festa. 







 



Um comentário:

  1. Adoraria ver o REMAKE de FERA FERIDA:
    Sugestão:
    OSMAR PRADO: Major Bentes
    CAUÃ REYMOND: Raimundo Flamel
    DÉBORA FALABELLA: Linda Inês
    GIOVANA ANTONELLI: Ilka Tibiriçá
    GIÚLIA GAM: Salustiana Tibiriçá
    HERSON CAPRI: Feliciano
    ANA BEATRIZ NOGUEIRA: Laurinda
    ANTÔNIO FAGUNDES: Numa Pompílio
    CLÁUDIA RAIA:Rubra Rosa
    CÁSSIO GABUS: Coveiro Demóstenes
    CÁSSIA KISS MAGRO: Margarida
    DOMINGOS MONTAGNER: Professor Demóstenes
    CAROL ABRAS: Camila
    DANIEL de OLIVEIRA: Ataliba Timbó
    VANESSA GIÁCOMO: Maria dos Remédios
    HUMBERTO MARTINS: Chico

    ResponderExcluir